A checklist definitiva para você começar a fazer atividades físicas
Você está pensando em começar um programa de condicionamento físico? Bom para você! Você está a apenas cinco passos de um estilo de vida mais saudável.
Dar início a um cronograma de condicionamento físico pode ser uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde.
A atividade física reduz o risco de doenças, melhora o seu equilíbrio fisiológico e de quebra ainda te ajuda a perder peso. O que poucas pessoas sabem é que existe um “checklist” que você pode fazer para dar início as suas atividades físicas. Olha aí:
1. Avalie o seu nível de condicionamento físico
Faça uma rápida análise para verificar como seu corpo se comporta em diferentes atividades. Para avaliar o seu desenho físico, flexibilidade e composição corporal, considere os seguintes tópicos:
- Sua taxa de pulso antes e depois de caminhar um quilometro;
- Quanto tempo leva para caminhar um quilometro;
- Quantas flexões você pode fazer;
- Quão longe você pode chegar em seus alongamentos;
- Seu índice de massa corporal;
2. Tenha planejado seu programa de atividades físicas
É fácil dizer que você vai se exercitar todos os dias, mas para que isso não fique apenas em palavras, precisamos de um planejamento. Para tanto, você precisará destes pontos em mente:

- Considere seus objetivos: Você está começando um programa de fitness para ajudar a perder peso? Ou você tem uma outra motivação, como se preparar para uma maratona? Ter objetivos claros ajuda a avaliar o seu progresso.
- Crie uma rotina equilibrada: O ideal é se exercitar pelo menos 150 minutos por semana de forma intensas ou moderada, ou o dobro deste período caso suas atividades sejam mais leves.
- Faça no seu próprio ritmo: Se você está começando a se exercitar, comece com cautela e progrida lentamente. Desta forma evitarmos lesões no decorrer do processo.
- Dê tempo para recuperação. Muitas pessoas começam a se exercitar de forma muito intensa, isso pode prejudicar seus músculos e articulações deixando eles doloridos ou feridos. Planeje o tempo entre as sessões para o seu corpo possa se recuperar de forma saudável.
3. Monte o seu equipamento
Não deixe de investir em bons calçados esportivos quando começar a praticar suas atividades físicas, mas caso você esteja pensado em investir em equipamentos de exercício, escolha algo que seja prático, agradável e fácil de usar. O ideal é você experimentar os equipamento de uma academia antes de investir dinheiro em equipamentos próprios.
4. Comece
Agora você está pronto para a ação. Quando você começar o seu programa de fitness, manter essas dicas em mente:
Quebre o ritmo se precisar.
Você não tem que fazer todo o seu exercício ao mesmo tempo. Sessões mais curtas, mas mais frequentes têm benefícios aeróbicos, também. Quinze minutos de exercício um par de vezes por dia pode caber em sua programação melhor do que uma única sessão de 30 minutos.
Seja criativo.
Talvez sua rotina de exercícios inclua diversas atividades, como caminhar, andar de bicicleta ou correr. Mas não pare por aí. Dê uma caminhada no fim de semana com sua família ou aproveite uma noite de dança de salão.
Ouça o seu corpo. Se você sentir dor, falta de ar, tontura ou náusea, faça uma pausa. Você pode estar cobrando-se muito.
Seja flexível. Se você não está se sentindo bem, dar-se permissão para tomar um ou dois dias de folga é essêncial.
5. Monitore o seu progresso
Retome sua avaliação de capacidade pessoal seis semanas após iniciar o programa e, novamente a cada três meses. Você com certeza irá perceber que estará melhorando, mas caso você ainda não esteja satisfeito com os resultados, você terá de aumentar a quantidade de tempo de atividades físicas, a fim de continuar sempre com o progresso.
Sempre que você perder a motivação, defina novas metas ou experimente uma nova atividade. Fazer exercícios com um amigo pode te ajudar a contornar a situação.
–
E aí, bora começar? Esperamos que tenha gostado, até a próxima! 
