Comece sua academia com o pé direito
Quando se esta no processo de modelagem de uma academia, ou até mesmo depois de pronta, alguns passos podem dar a direção para avaliar ou reavaliar o caminho para o sucesso que se deseja atingir.
Alguns desafios podem atrapalhar a trajetória de como ter uma academia de sucesso, sendo uma boa hora fazer uma avaliação geral sobre como está organizado e planejado os rumos do negócio.
1- Bom planejamento de Espaço
Independente do tamanho de sua academia a preocupação com o espaço físico é essencial para aperfeiçoar a quantidade de equipamentos juntamente com a fácil circulação dos alunos. O espaço deve ser planejado dede a sua calçada, procurando sempre a deixar em ordem até vestuários visando os deixar confortáveis e compatíveis com a necessidade da academia.
2- Equipamentos
O seu equipamento sem duvida é o elemento primordial, você deve apostar em tecnologia, modernidade, designer. Isso é fato. Mas às vezes pequenos objetos e complementos tão importantes quanto acabam sendo esquecidos, como halteres, colchonetes, anilhas, espumas, espelhos e álcool em gel para a higienização da aparelhagem, todos eles devem entrar na planilha de gastos.
3- Escolha de modalidades
Não é só de aparelhos que se vive uma academia, e certamente não é só isso que o cliente procura ou enxerga quando a escolhe. As modalidades que a academia oferece é um dos atrativos, que podem mesclar com a utilização de equipamentos, ou só o uso de um espaço com atividades funcionais. A escolha de quais modalidades oferecer devem levar em conta os aspectos da estrutura física, o preparo para aplicar tal modalidade e o interesse do público.
4- Analise a Concorrência
Lembre-se, olhar para sua concorrência é para compreender como está o mercado e não copiá-lo. As academias quando analisam a concorrência e tentam imitá-la, muitas vezes acabam entrando em uma guerra de preço, que com certeza não é uma boa estratégia. Olhar para a concorrência pode servir para descobrir oportunidades que ainda não são exploradas, ou que podem ser aprimoradas.
5- Escolha um publico alvo
As pessoas são diferentes e tem objetivos diferentes. O que antes era uma atividade na academia associada apenas aos jovens com interesse em melhorar a aparência e o vigor físico, hoje vem ganhando adeptos de todas as idades e com diversas necessidades. Há aqueles que buscam melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças, combater o estresse, dentre outros. Definir qual será o perfil do público atendido é uma boa estratégia para se diferenciar nesse setor.