dor-baixa

Os 5 erros que você não pode cometer em sua academia

Nos dias de hoje, ir à academia é mais do que um simples passatempo, é uma verdadeira febre. O “planeta fitness” se tornou mais um ambiente frequente na vida de grande parte das pessoas, seja por questões de saúde, estética ou simplesmente uma busca por novos amigos. É evidente que essa explosão de novos adeptos é muito boa para o mercado e para o empreendedor. No entanto, ele deve tomar certos cuidados com algumas ciladas que podem destruir completamente seu negócio.

FUNCIONÁRIOS DESPREPARADOS

Um treinamento para os funcionários da academia aprenderem a articular e passar as informações ao cliente é essencial, pois o mal atendimento e/ou uma confusão causada sobre preços, horários e funcionalidade da academia pode desencorajar um futuro sócio. É possível trabalhar isso na equipe através de um coach, ou o próprio dono pode ensinar aos funcionários como quer que a abordagem seja feita.

PROFESSORES ALEATÓRIOS

O professor ideal para cada tipo de aluno é um fator crucial para uma academia ascender e fazer sucesso. É necessário identificar o profissional correto para cada perfil e, mais importante, investir em uma relação de amizade entre os dois. Gera-se assim mais confiança, alegria e descontração, tornando a jornada pelo objetivo desejado mais agradável e prazerosa. Existem professores bons com crianças; outros com idosos; outros com jovens; e assim por diante. Um professor que tenha afinidade com idosos, por exemplo, será um desastre com adolescentes, então é necessário prestar muita atenção nesse quesito.

DESLEIXO COM NÚMEROS

É importantíssimo ter uma planilha organizada sobre lucros e gastos. Caso não seja dada a atenção devida, os números podem virar uma verdadeira bagunça e a noção de perdas e ganhos vai para o espaço. É preciso ter em detalhes o quanto é gasto com manutenção de aparelhos; salários de funcionários; contas de luz, água, etc. Além de ter a ideia exata dos valores que entram e saem, ter tudo anotado facilita encontrar os erros mais frequentes para não cometê-los novamente no futuro e assim otimizar o negócio.

FUGIR DA INTERNET

É incogitável para uma academia não estar presente na internet. Ter um site, uma página no Facebook ou um perfil no Instagram vai aumentar incrivelmente a popularidade do negócio. Um site que ofereça informações sobre musculação, esportes e tudo mais, além de ser um simples estabelecimento comercial; uma página do Facebook para que os membros da academia se conectem e fortaleçam os laços interpessoais; um Instagram que, além de ser divertido para os frequentadores, ainda é um ótimo meio de divulgação através de fotos e check-in nas redes sociais (assim como no Facebook).

COBRADOR DE PLANTÃO

Um erro muito comum em academias é o de perseguir os clientes cobrando mensalidades. Chamar a atenção do sujeito na frente dos outros para falar sobre valores atrasados pode constrangê-lo e lhe estimular e encerrar seu plano com a academia. O ideal é implantar um sistema de pagamento automatizado, com carteirinhas ou através da biometria, identificando os que estão em dia com os pagamentos e os que não estão. Em casos mais particulares, o mais correto é ter uma conversa privada com o cliente e conversar sobre a situação sem expô-lo.